Welcome To DWT Listing Theme

Dia das Crianças: brinquedos e artefatos lúdicos projetados por arquitetos e designers

Dia das Crianças: brinquedos e artefatos lúdicos projetados por arquitetos e designers

As experiências lúdicas foram e são lugar de pesquisa e experimentação por parte de profissionais das mais diversas áreas. Interessados em estabelecer um diálogo sério e compromissado a partir de um assunto leve, que rendeu iniciativas bastante interessantes em vários campos ao longo do tempo, esses agentes colocam em debate o potencial das ferramentas que despertam tais situações ligadas ao prazer, à imaginação, à diversão e, em muitos casos, à infância.

No campo da arquitetura, projetos notáveis fizeram uso da estratégia lúdica na construção de seus espaços. Exemplo importante dessa abordagem são os projetos das Escolas Apollo, do holandês Herman Hertzberger, edifícios alinhados a uma vertente vanguardista de ensino básico, que materializam nos projetos preceitos referentes a uma proposta pedagógica que tinha como um de seus nortes o sentido lúdico e coletivo do aprendizado infantil.

Apesar disso, não foi só no campo espacial que se aventuraram alguns arquitetos e designers no intuito de lidar com este universo. Materializar o lúdico tem uma resposta imediata, quase evidente, que foi objeto de experimentação de alguns profissionais: os brinquedos. Reunimos aqui alguns exemplos que mostram que a fronteira entre o lúdico e o objeto tem um espaço de ligação direta: o desenho, o projeto.

leave your comment


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *